Pular para o conteúdo

Mudança de Comportamentos

Faz um tempo atrás, escrevi sobre o tema das crenças limitantes. Fiz uma reflexão de que elas são como uma cadeia que nos aprisionam em uma visão que não representa quem somos na realidade, além de impedir nosso desenvolvimento (pessoal e profissional)

No final do artigo, uma das coisas que eu observava é que para poder vencer as crenças limitantes, é fundamental esforçar-nos por mudar os nossos hábitos. Mas daí surge uma pergunta:

Por que é tão difícil mudar os nossos hábitos?

Para mudar os nossos hábitos, e com isso combater nossas crenças limitantes, temos que começar a mudar os nossos comportamentos.

O que é que eu quero mudar?

O primeiro a fazer é saber o que eu quero mudar. É uma crença limitante? É um hábito? Só conhecendo o que eu quero mudar, poderei começar a colocar os meios para poder fazer essa mudança.

Vale a pena fazer algumas perguntas:

  • O que é que eu quero mudar?
  • O que é que me impede avançar?
  • Qual é a raiz desse hábito?

O importante aqui é conhecer, além do hábito, a raiz dele. Tenho que saber onde se originou esse hábito ou crença que quero mudar. Só conhecendo sua origem, conseguirei mudar meus comportamentos e colocar os meios proporcionais para a mudança desejada.

Por outro lado, sugiro sempre concentrar-se em um hábito por vez. Isso não é impedimento para trabalhar na mudança de dois ou até três hábitos, porém a recomendação é ir pouco a pouco, para que o trabalho possa ser efetivo.

Planificando o meu trabalho.

Uma vez que conheço o problema e a sua raiz, será o momento de começar a planificar o nosso trabalho. Um bom método é colocar por escrito o nosso planejamento. Para isso, proponho algumas ideias que podem ajudar:

  1. Comece com coisas que você gosta. Se você quer ter sucesso vencendo hábitos ou crenças deve começar fazendo coisas que são agradáveis e atrativas. O prazer levará a criar bons hábitos.
  2. Faça um plano semanal, porém com metas diárias. Você tem que saber que está avançando nessa meta.
  3. Aumente a meta progressivamente. Se você tem como meta correr 3 quilômetros todos os dias, porém nunca correu na sua vida (ou faz meses que não corre), começa caminhando, depois alternando corrida com caminhada, até começar a correr e ir aumentando o número de quilômetros.
  4. Celebre cada vitória. Celebrar também aumentará a alegria e fortalecerá o seu interior para que possa buscar metas mais altas.

Dar o primeiro passo

Parece óbvio, porém muitas vezes é a coisa mais difícil. Muitas vezes as pessoas planejam começar a criar novos hábitos, realizar novas atividades, porém nunca concretizam o primeiro passo. Muitas vezes por um medo que está bem no fundo do nosso ser, e que muitas vezes nem sequer conhecemos bem.

Para vencer esse medo, ofereço duas perguntas, apenas essa dificuldade seja identificada:

  • O que é o pior que poderia passar, depois de dar o primeiro passo?
  • O que é o melhor que poderia passar, depois de dar o primeiro passo?

Também é importante que esse primeiro passo tenha dia e hora marcada, e que não esteja distante no tempo. Não funciona muito quando planejo algo para duas ou três semanas depois. Seria como planejar começar a dieta, porém depois do ano novo estando em setembro. Pospor no tempo pode levar a uma perda na convicção de que temos que atuar.

Todos podemos mudar os nossos comportamentos

Sou uma pessoa que acredita que todos podemos mudar os nossos comportamentos. Isso não significa que seja simples, porém não é impossível.

Em alguns casos, poderíamos necessitar da ajuda de um psicólogo. Em outros, um coach que nos ensine a ver no nosso interior como alcançar essa meta. Finalmente, também existem hábitos e comportamentos que podemos modificar com esforço, dedicação, paciência e perseverança (e de repente, com a ajuda de algum amigo).

O principal é começar, dar o primeiro passo e não desanimar. Se for necessário, peçamos ajuda, mas caminhemos rumo à nossa meta.